data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Nos próximos dias, será mais fácil levantar da cama em relação à última semana graças às temperaturas, que devem ser mais altas. Na última sexta-feira, Santa Maria registrou o dia mais frio de agosto em 28 anos. Nesta semana, não terá um veranico, mas as máximas podem ficar na casa dos 20ºC até que a chuva e uma nova frente fria chegam na região. Essas oscilações marcam o último mês do inverno.
VÍDEO: durante pandemia, uso de bicicletas tem salto em Santa Maria
A frente fria que fez os termômetros despencarem em diferentes regiões do país e favoreceu geada e neve já perde força a partir deste domingo. No começo da semana, a máxima já pode ser de 23ºC.
Conforme a meteorologista da Somar Meteorologia Doris Palma, as manhãs devem seguir geladas ainda que com menor intensidade. Em cidades mais quentes do Estado, a temperatura pode se aproximar dos 30ºC. Isso tudo antecipa uma nova frente fria.
- Entre quinta e sexta, há o avanço de uma nova frente fria. Antes dessa frente, é normal subir a temperatura por causa dos ventos que levam o calor mais do Norte e do Centro-Oeste. As temperaturas sobem e voltam a cair, com menos intensidade e sem o favorecimento para geada - explica a meteorologista.
No sábado, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Santa Maria registrou mínima de 0,4ºC às 7h. Entretanto, no meio da tarde, por volta das 15h30min, a temperatura já estava em 16ºC. Durante a semana, as mínimas devem acontecer pela manhã, mas não baixam de 10ºC. A partir de quinta, o céu aberto é substituído pelas nuvens, e a chuva deve chegar na sexta, mas sem grandes acumulados.
MÍNIMAS E MÁXIMAS
- Segunda: 10ºC e 23ºC (céu claro)
- Terça: 12ºC e 25ºC (poucas nuvens)
- Quarta: 13ºC e 27ºC (poucas nuvens)
- Quinta: 15ºC e 26ºC (poucas nuvens)
- Sexta: 16ºC e 24ºC (com chuva)
Fonte: Somar Meteorologia